terça-feira, 25 de março de 2014

Queijo Brie Vegano

Pessoal, experimentem esse Brie Vegano. É fácil e muito gostoso. Dá um pouco de trabalho mas o resultado compensa. Você pode se deliciar no café da manhã ou como aperitivo com os amigos...




Ingredientes

1 xícara de castanha de caju demolhadas em água por 8 horas
1 xícara de água
½ xícara de iogurte de soja sem açúcar
½ xícara de óleo de coco refinado
1 colher de chá de levedura 
1 ¼ colheres de chá de sal marítimo
2 colheres de sopa de farinha de tapioca ou amido
1 colher de chá de pó de ágar-ágar ou flocos

Modo de Preparo

Misture o caju, água, iogurte, óleo de coco, levedura e 1 colher de chá de sal em um liquidificador; 

Processe até ficar homogêneo. Transfira a mistura em uma tigela grande, cubra com uma toalha. Deixe descansar em temperatura ambiente, 24-36 horas. Esse tempo é importante pra ocorrerem reações quimicas.

Despeje a mistura em uma panela média. Misture a farinha de tapioca e o agar agar. 

Aqueça em fogo médio, mexendo sempre. Cozinhe até que a mistura fique espessa e se desgrude da superfície da panela, por cerca de 5 minutos.

Coloque o queijo ainda quente sobre uma vasilha e cubra com a gaze. Espalhe uniformemente mistura e cubra com outra gaze. Deixe esfriar na geladeira até ficar firme por 4 horas. O interior continuara muito cremoso.

Remova a gaze. Molhe as mãos, polvilhe -os com o restante 1/4 colher de chá de sal. Esfregue sal molhado sobre o queijo. Coloque o queijo sobre uma gradinha e deixe assentar em um canto fresco por 24 horas. Vire o queijo no meio do tempo (12hs) e deixe descansar até que ele fique seco. 

Embrulhe em papel de manteiga e guarde na geladeira por até 2 semanas . Para períodos mais longos, congele em uma bolsa de plástico selada.

Demora alguns dias, mas acredite em mim, vale a pena. É fica muito cremoso. Se você quiser, poderá adicionar alguns temperos durante o processo.

Vejam outras receitas em: www.facebook.com/veganoia.receitas.veganas  

2 comentários:

  1. Olá Sérgio
    Gostaria de saber como faço,para que os queijos tenham o formato do convencional?
    Quero pegar um lado,da minha família carnosa pelo estômago e pelo visual, gosto de engana-los e depois ver a cara de " nossa... Mentira que não,vaio leite de vaca, ovos e etc"
    Obrigada e amo seu trabalho, amo tanto que como rsss ;)

    ResponderExcluir
  2. Coloque o queijo ainda quente sobre uma vasilha e cubra com a gaze. Espalhe uniformemente mistura e cubra com outra gaze. Deixe esfriar na geladeira até ficar firme por 4 horas. O interior continuara muito cremoso.

    Não dá pra entender esse texto 😕

    ResponderExcluir